I Encontro dos Profissionais do Turismo do Vale do Paraíba com Cristina Lira foi um grande Sucesso!

O I Encontro dos Profissionais do Turismo do Vale do Paraíba realizado pela jornalista Criina Lira apoio do Hotel Santo Gr, realizado na quarta-feira (11) no hotel Santo Graal, Aparecida, em formato café da manhã palestra. Com Bruno Omori, evento em parceria com a Associação dos Guias do Circuito turistico religioso de Aparecida, presidida por João Gilberto Oliveira, com presença da secretária de Turismo de Aparecida,Regina Helena Amaral, da coordenadora da Senadetur de Aparecida, Lenir Proença, de Maurício Campos diretor do hotel e do Convention Bureau de Aparecida



O “I Encontro dos Profissionais do Turismo do Vale do Paraíba com Cristina Lira”, realizado no dia 11 de maio, em formato inédito café da manhã palestra no hotel Santo Graal, em Aparecida superou as expectativas, recebendo em sua primeira edição mais de 80 profissionais ,entre guias de turismo da região, do Rio de Janeiro, São Paulo, Campinas, agentes de viagens, hoteleiros, técnicos da área e do Senac, empresários, autoridades e lideranças do turismo da cidade.





 palestrante convidado do Encontro foi o presidente da ABIH-SP, Bruno Omori, também secretário executivo do Conselho Estadual de Turismo de SP,  e teve apresentação do presidente da Associação dos Guias do Circuito Religioso-ACGCTUR João Gilberto de Oliveira.  Prestigiaram o evento, entre as autoridades, a presidente da Associação Brasileira de Imprensa de Mídia eletrônica -ABIME, Vera Tabach, a coordenadora da Senadetur Aparecida, Lenir Proença, o presidente do Convention Aparecida, Mauricio Campos e diretor do hotel Santo Graal, o vice-presidente do Convention de Aparecida, Sandro Pedrilho, a secretária de turismo de Aparecida, Regina Amaral e  o jornalista de SP, Amadeu Castanho. 
O Palestrante  presidente ABIH-SP Bruno Omori que realizou palestra excelente com sua noiva Eliane Fernandes Cristina Lira e Maurício Campos diretor do hotel e do Convention Bureau de Aparecida
O presidente da ABIH-SP, Bruno Omori ministrou palestra sobre ” Associativismo, Sinergia e Planejamento Estratégico do Turismo do Estado de SP”.  Bruno Omori destacou alguns cases de sucesso, referiu os cuidados da ABIH em recomendar um constante trabalho de atualização e divulgação dos trades turísticos, reforçando a importância do setor hoteleiro em estar à frente da melhor prestação de serviços, buscando atender à demanda e, usando de criatividade, suprir carências em momentos de maior tensão provocada por instabilidades econômicas por conta das oscilações da administração pública.
Segundo Omori, é imprescindível acontecer a sinergia entre os prestadores de serviços de turismo, assim como é indispensável haver a contrapartida da administração pública. Recomendou, inclusive, a interação com os Conselhos Municipais de Turismo, para efetivo sucesso do trade.
“É recomendável que o COMTUR de um município tenha o poder de deliberação em vez de ser apenas consultivo. Com a possibilidade de deliberar, o fluxo das ações se torna mais objetivo”, afirmou o palestrante.
Com essa fundamentação, Omori recomenda aos membros de Comtur buscarem, junto aos candidatos das próximas eleições municipais, a garantia formal de terem um Conselho com as características de um órgão deliberativo.
Bruno também referiu o case de sucesso do Hotel Fazenda Campo dos Sonhos, em Socorro (SP). O estabelecimento tem o Selo de Acessibilidade por conta de todas as suas ações focadas no atendimento de pessoas portadoras de necessidades especiais. O Campo dos Sonhos dispõe de triciclos movimentados com a utilização das mãos, desenvolvidos para uso por paraplégicos. Esse veículo é uma das atrações procuradas pelos demais hóspedes. Desta forma, o hotel tem grande fluxo de ocupação não só nos finais de semana, mas também nos dias comuns.
O especialista reforçou a necessidade da troca de experiências e o envolvimento do maior número de profissionais, para o melhor ordenamento do segmento.
Citou, também, a lei que estabelece o denominado “desenho universal” para a adequação das cidades aos projetos de acessibilidade. Abordou, ainda, as exigências para um município obter status de Estância Turística.
  • Com informações da matéria do canal 39 de Pindamonhangaba.
  • APOIOS:
O encontro contou com apoio : Associação dos Guias do Circuito Religioso, presidida por João Gilberto de Oliveira, Hotel Santo Graal e Convention Bureau de Aparecida, Senadetur/Cntur- Lenir Proença, Secretaria de Turismo de Aparecida, Marina Recanto Rio Paraíba- Claudia Mantovani, Museu de Cêra, Bontur, restaurante Carol, Aquário de Aparecida.ALC Turismo- Ana Lúcia Diniz, Fast Turística, Sérgio Rodrigues – Transfers. Agradeço a todos que colaboraram com meus tours durante os dias que passei em Aparecida, incluindo também o empresário Domingos Braga do restaurante Gruta da Gratidão, a guia de turismo, Tereza Linhares, Zenilda Cunha do Santuário Nacional de Aparecida, a engenheira e empreendedora do turismo rural, Maria Jovita, e tantos outros que colaboraram e me receberam muito bem.

RECEPÇÃO  A COMITIVA EM APARECIDA

Na chegada a Aparecida, a jornalista Cristina Lira junto com a comitiva vip, formada pelo presidente da ABIH-SP, Bruno Omori e sua noiva Eliane Fernandes, e mais o jornalista Amadeu Castanho foram recebidos no hotel Santo Graal pelo diretor geral, Mauricio Campos, em seguida foram conduzidos para uma visita na sede da Senadetur Aparecida- Sede Nacional para o Desenvolvimento do Turismo Religioso Brasileiro- Confederação Nacional do Turismo em companhia e foram recebidos pela coordenadora da Senadetur , Lenir Proença e pelo presidente da Agctur, João Gilberto de Oliveira e mais o vice presidente do Convention Bureau de Aparecida, Sandro Pedrilho. Depois seguiram todos para um jantar na residência da coordenadora da Senatur Aparecida, Lenir Proença. Na ocasião a secretária de turismo de Aparecida, Regina Amaral e o prefeito da cidade, Ernaldo Cesar Marcondes prestigiaram o jantar.
Vejam os flashes:
Bruno Omori, Vera Tabach, Cristina Lira e Mauricio Campos
Bruno Omori, Vera Tabach, Cristina Lira e Mauricio Campos
Cristina Lira com guias de Turismo do Rio de Janeiro e a coordenadora da Senadetur Aparecida, Lenir Proença
Cristina Lira com guias de Turismo do Rio de Janeiro e a coordenadora da Senadetur Aparecida, Lenir Proença
Palestra do presidente da ABIH-SP,Bruno Omori 

 
 

Palestra do presidente da ABIH-SP, Bruno Omori
Palestra do presidente da ABIH-SP, Bruno Omori

Presidente da Associação dos Guias do Circuito do Turismo religioso, João Gilberto de Oliveira ministrando palestra
Presidente da Associação dos Guias do Circuito do Turismo religioso, João Gilberto de Oliveira ministrando palestra
Bruno Omori, Cristina Lira e hoteleiros de Lorena no evento, Roberto Nogueira e Rodrigo Alk do club dos 500.
Bruno Omori, Cristina Lira e hoteleiros de Lorena no evento, Roberto Nogueira e Rodrigo Alk do club dos 500.

Credencial no I Encontro dos Profissionais do Turismo com Cristina Lira com tour após o encontro
Credencial no I Encontro dos Profissionais do Turismo com Cristina Lira com tour após o encontro

Carol proprietária do restaurante Carol, Joao Gilberto , Cristina Lira e o jornalista Amadeu Castanho




Bruno Omori e sua noiva Eliane Fernandes participaram após o evento de um tour pela cidade
Bruno Omori e sua noiva Eliane Fernandes participaram após o evento de um tour pela cidade
Tereza Linhares
Tereza Linhares

Tereza Linhares e amigas
Tereza Linhares e amigas
Sandro Pedrilho, Bruno Omori, Cristina Lira, o prefeito de Aparecida, Ernaldo Cesar Marcondes, Lenir Proença, Regina Amaral e José Gilberto de Oliveira no jantar de boas vindas na residência de Lenir Proença, coordenadora da Senadetur Aparecida 






























 o presidente da ABIH- SP, Bruno Omori e Cristina Lira, sendo recebidos pelo prefeito da cidade, Ernaldo Cesar Marcondes, pela coordenadora da Senadetur Aparecida, Lenir Proença, pelo presidente da Associação de Guias do Circuito Turístico Religioso de Aparecida,João Gilberto Oliveira, pela Secretária de Turismo, Regina Amaral e pelo vice presidente do Convention de Aparecida, Sandro Pedrilho.


                                     RECEPTIVO
CIRCUITOS INTEGRADOS DO VALE DO PARAIBA TURISMO RECEPTIVO/ NEGÓCIO COLETIVO
                                  As jornalista Vera Tabach - presidente da ABIME e Cristina Lira
A atividade turística  no Vale do Paraiba,  principalmente, na ultima década, é uma das principais fontes de geração de emprego e renda . E esse fenômeno turístico terá mais  a força e potencial de desenvolvimento sustentável, desde que  seja planejado de forma sistemática e organizada e principalmente participativa.
Para propiciar os resultados propostos na teoria da sustentabilidade, ou seja, priorizando a inclusão social, o crescimento econômico e a preservação do ambiente natural e cultural, é fundamental que as autoridades públicas e privadas entendam o fenômeno como um negócio, entretanto com uma particularidade: um negócio coletivo.
Essa compreensão é fundamental, pois o turista utiliza e usufrui vários equipamentos turísticos na localidade, ou seja, a mesma pessoa que se hospeda na pousada faz sua alimentação no restaurante, participa dos passeios sugeridos pela agência de turismo receptivo e também visita a casa do artesão local. Dessa foram, todos esses empreendimentos grifados de forma proposital precisam e devem estar em sintonia, pois caso um deles falhe no atendimento ou em qualquer outro aspecto todos serão prejudicados, já que a percepção do cliente (turista) é do todo e não em partes.
Portanto se a atividade turística é um negócio, com a particularidade de ser sistêmica e dependente de várias atividades para efetivamente existir, duas questões devem ser exaustivamente discutidas:

A não percepção desta questão tem ocasionado sérios problemas a destinos turísticos brasileiros, ou seja, ao invés da atividade gerar emprego e renda tem ocasionado graves problemas sociais e também ambientais, pois o turismo acontece de forma espontânea, não planejada, levando a localidade à degradação de seus recursos naturais e culturais.

Aparecida, tem uma fundamental importãncia nesse processo de regionalização, pois é uma grande emissora de turistas para os demais cirduitos do vale do Paraiba. A sua localização é privilegiada, e se constitui numa grande referência  para  os turistas que planejam ficar dois ou mais dias na cidade para aproveitar as belezas culturais e naturais de nossa região.

Foi um grande evento, com a hospitalidade e simpatia do povo da região e o sucesso imenso. O II Encontro será realizado ainda este ano...


Comentários

Postagens mais visitadas